PROJETO

Nega Teresa no seu Tabuleiro. Rio de Janeiro, 2010. Foto Marcos Pinto.
Nega Teresa no seu Tabuleiro. Rio de Janeiro, 2010. Foto Marcos Pinto.

A forma como é servida e os ingredientes utilizados no preparo de um alimento dizem muito sobre um povo. Conhecer a cultura brasileira através da sua comida de rua, essa é a proposta do projeto Gastronomia de Rua. Preparada pelas mãos de artesãs e artesãos do sabor, a comida servida nas calçadas, praças, parques, praias e feiras de milhares de cidades do Brasil, carrega parte da nossa história. Entre os objetivos do projeto estão: a) valorizar o patrimônio cultural que é a gastronomia popular brasileira; b) mapear e dar visibilidade aos Chefs Ambulantes que produzem alimentos de qualidade, concedendo um selo que sirva de referência para o público; c) melhorar a qualidade e a segurança dos alimentos e serviços oferecidos pelos ambulantes, em diversas capitais do país, através de capacitação e formalização; d) promover os Chefs Ambulantes inserindo-os no roteiro turístico-gastronômico das cidades participantes.

O projeto começou com um curta metragem que foi produzido com o prêmio obtido no 11º Concurso de Roteiros da RioFilme, no qual o argumento de Na Boca do Povo (2010) foi contemplado. A partir da realização deste filme o projeto se desenvolveu de forma natural e orgânica, principalmente por que havia um verdadeiro interesse dos participantes de que ele se expandisse, mas também porque alguns órgãos, fundações e empresas reconheceram sua importância , nos diversos aspectos que ele aborda.

EVENTOS

O projeto realizou dois grandes eventos que, juntos, somaram um público de mais de 20 mil pessoas. O primeiro, Festival Carioca da Gastronomia de Rua, de 2014, teve o apoio da Riotur e parceria do Extra/O Globo. Este evento reuniu, no Terreirão do Samba, 22 chefs ambulantes que serviram suas maravilhosas iguarias, que deliciaram o público. O segundo evento – Celebra Gastronomia de Rua – foi realizado nos pilotis do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, e abriu a programação cultural da Rio 2016, oferecendo ao público comida popular de qualidade, além de música e arte.
Para participar dos eventos, os ambulantes do projeto participaram de cursos de empreendedorismo do SEBRAE e do SENAC, além de aulas sobre “Manipulação Segura de Alimentos”, ministrados pela equipe da Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro.

Festival de Gastronomia de Rua Rio 2016 – MAM
Festival de Gastronomia de Rua 2014 – Terreirão do Samba

LIVROS

O projeto editou o Guia Carioca da Gastronomia de Rua (primeira e segunda edição) que recebeu o Prêmio de Cultura do Rio de Janeiro, em 2011, na categoria Gastronomia. O lançamento das duas edições do guia aconteceu em diversas livrarias da cidade, e contou com a participação dos ambulantes, que serviram suas deliciosas iguarias ao público.

SÉRIE DE TV

Em parceria com a Abbas Filmes, o projeto produziu a série “Na Boca do Povo”, que já está na sua segunda temporada. A série foi rodada em 12 cidades brasileiras, de diversas regiões, retratando mais de 80 chefs ambulantes. Nos episódios ficamos conhecendo quem são estes artesãos do sabor, como aprenderam a preparar os alimentos que vendem, as inovações que introduziram na receita, qual a história por trás da escolha de determinado alimento, e outras particularidades de suas vidas.

LOGO-SÉRIE2
1ª TEMPORADA
2ª TEMPORADA