Ceviche do Giancarlo
Rio de Janeiro
Churrasco do GrandeRio de Janeiro Ricardo, o Grande: com a alcunha digna de um rei, este carioca desfila toda a sua nobreza do Flamengo à Lapa, onde é o churrasqueiro mais assediado da área. A mesma desenvoltura com que faz amigos na rua é a que tem para preparar carnes à perfeição e acompanhamentos para…
Corntshaft da LouiseRio de Janeiro Panos coloridos, roupas coloridas, comida colorida: tudo é alegre na barraca de Louise na feira gastronômica de imigrantes e refugiados em que serve seu Cornshaft, ensopado típica de Camarões. No Brasil há seis anos, para onde veio em busca de uma vida melhor – depois de ser rejeitada pela família…
Jollof da LateefatRio de Janeiro Enquanto a Nigéria sofre nas mãos do Boko Haram, organização islâmica que massacra o país há dez anos, a cultura do país africano resiste no Brasil pelas mãos da simpática Lateefat, radicada no Rio desde 2015. Lateefa (pronuncia-se Latifa), refugiada da guerra civil, cozinha e vende em feiras gastronômicas uma…
Bolinho de Aipim da BaianaRio de Janeiro Há mais de 40 anos que, em todos os dias de sol, dona Maria Helena percorre o trecho da praia de Ipanema entre os postos 8 e 9 levando seu farnel de salgados. Vende empada, pastel e sanduíches, mas foi com o bolinho de aipim recheado de carne…
Kremas dos HaitianosRio de Janeiro “As pessoas acham que o Haiti é só guerra e terremoto”, diz Bob, haitiano radicado no Brasil há duas décadas. Embora tenha sido um terremoto (o mais grave da história da ilha, em 2010, com cerca de 300 mil mortes) que o tenha trazido ao Rio com a família, depois…
Panzerotti da RosselaRio de Janeiro Rossela nunca imaginou que seria feliz vendendo comida na rua quando se lançou nessa “aventura”, como diz. “Quando tive a ideia de fazer o carrinho de panzerotti eu pensava em botar alguém para fazer pra mim, mas reparei que gosto da rua e do contato com as pessoas”, conta. Gastrônoma,…
Papas Rellenas da NellyRio de Janeiro Um dia, ainda criança, Nelly pensou em entrar para o extinto exército paramilitar das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. Não imaginava que, no futuro, emigraria de seu país fugindo do cotidiano violento imposto pelas próprias FARC. Hoje, sete anos depois, ainda tenta esquecer aqueles tempos em que “vivia à…
Açaí da VanessaRio de Janeiro Vanessa tem uma das vozes mais potentes da praia de Ipanema, e quando grita anunciando seu açaí, cantando parodias de funks que ela mesmo faz, é impossível não ouvir mesmo de longe. Por onde passa, gritando a plenos pulmões e dançando com energia contagiante, é ovacionada: “gostosa!”, “maravilhosa!” É como…
Batata de MarechalRio de Janeiro Uma batata frita que já se tornou um verdadeiro patrimônio do subúrbio carioca. Foi em Marechal Hermes, primeiro bairro operário do Brasil — projetado e inaugurado no início do século 19 pelo presidente de mesmo nome — que Ademar instalou sua barraca há mais de 30 anos. Pertinho da estação…